Translate (Traduzir)

sábado, 5 de maio de 2012

Campeonatos Estaduais

     Os Campeonatos Estaduais são aqueles campeonatos conhecidos por serem disputados apenas pelos times do mesmo estado que fazem referência, ocorrendo entre os meses de fevereiro e maio (pode variar de uma federação para outra). Servindo de preparação para os outros campeonatos mais importantes, que vem mais a frente ao longo do ano, como exemplo: o Brasileirão, a Libertadores, a Copa do Brasil (parte dessa e também parte da Libertadores acontecem ao mesmo tempo que os estaduais) e outros.
Acima, temos os emblemas de três das
federações de futebol brasileiras.
     Esses campeonatos são tidos como segunda opção pelas grandes equipes, que normalmente, como dito acima, estão participando de algo mais expressivo como no caso, a Libertadores da América ou a Copa do Brasil, esta segunda dá vaga à Libertadores. Assim, times como: São Paulo, Santos, Flamengo, Internacional e outros, não utilizam força total contra equipes "pequenas" (aquelas que participam das séries B, C e D, algumas nem isso), essas "grandes" equipes jogam mais seriamente nos clássicos contra suas equipes rivais (que é uma das poucas coisas que realmente se destacam nos estaduais).
      Porém os estaduais possuem algumas utilidades, por exemplo, se um time ganha ele tem direito a uma vaga na série D, caso não esteja participando de outra série, além de também garantir uma vaga na Copa do Brasil.
      Por causa dos estaduais, alguns times são prejudicados nos outros torneios, pois não é sempre que se pode poupar jogadores, assim em certos jogos da Libertadores e/ou Copa do Brasil as equipes as vezes se mostram cansadas, tudo por causa dos jogos que tiveram no final de semana pelos seus respectivos estaduais. Mesmo quando os outros jogadores são poupados, alguns ainda jogam nos estaduais, entre os demais jogadores podem-se destacar os goleiros, que para não perder o ritmo, são "obrigados" a jogar sempre.
     Cada federação de estado tem um esquema de regras e formato de campeonato diferentes, no Paulista por exemplo, existem 3 séries: A1, A2 e A3; cada uma com 20 times. Já no Carioca, são dois grupos com 7 times cada e eles jogam com os times do outro grupo e não com os do mesmo no qual estão (meio doido).
     Porém algo comum em todos é a final, onde os  mais fortes (ou sortudos) chegam para disputar a taça e o título de campeão estadual, assim se consagrando o melhor time do estado em questão. Vale destacar que os grandes times, conhecidos por serem as forças de cada estado, possuem uma grande quantidade de títulos do Campeonato Estadual de onde participam, mostrando sua superioridade teórica.

2 comentários :

  1. Muito bom o texto diz realmente como funcionam e a influência dos Campeonatos Estaduais no futebol brasileiro.

    ResponderExcluir