Translate (Traduzir)

terça-feira, 15 de maio de 2012

Navegadores de Internet

     Os navegadores de internet, com certeza estão entre os programas principais que há em um PC, com eles nós temos acesso a internet e ao mundo vendo de outro modo. Com a ajuda desses softwares nós: conversamos com amigos, conhecemos gente nova, além de alguns que nem deveríamos conhecer, baixamos músicas, assistimos vídeos, compartilhamos coisas e etc.
5 Grandes Navegadores de Internet.
Os cinco grandes navegadores de internet, da esquerda
para a direita : G. Chrome (Cima), M. Firefox (Baixo),
I. Explorer (meio), Opera (Cima) e  Safari (Baixo).
     Porém através da internet e do uso desses programas, hackers podem invadir nosso computador e descobrir coisas pessoais sobre nós, por isso, quem tem internet tem a obrigação de ter um antivírus, para tentar amenizar o roubo de informações por parte dos vírus, porém esse não é o único perigo que esses programas trazem, algumas pessoas entram em contato com desconhecidos e assim são enganadas, já outros cansam sua própria vista, ficando horas na internet. Porém eu não vim falar só dos defeitos e sim do geral sobre esse softwares que nos são tão úteis.
     Seja por um celular, computador ou tablet, nós podemos acessar internet graças a esses programinhas que sempre estão a nossa disposição. Na Curiosidades dos Navegadores de Internet, eu falei sobre 4 aspectos pouco conhecidos deles. Entre todos os navegadores, cinco deles se destacam como os melhores e mais usados, conhecidos como os "5 Melhores Navegadores de Internet" são eles : Int. Explorer, G. Chrome, Opera, Safari e M. Firefox, abaixo colocarei uma pequena análise sobre cada um, igualmente como fiz na postagem antivírus:

Internet Explorer

     Basicamente a maioria dos usuários de computadores do mundo conhecem ele, pois o sistema operacional Windows é muito utilizado e este é o navegador padrão dele. Assim o Internet Explorer se tornou bem conhecido, porém ele costuma ser substituído por outros navegadores quando os usuários deste  não estão de agrado com sua funções. Mas ainda assim, ele lidera o ranking dos mais usados.
     Atualmente, o Internet Explorer está em sua 10ª versão (mas esta é somente para Windows 8) e a versão 9 para outros sistemas. Do "grupo dos cinco" ele é o único que apresenta evoluir com o tempo, diferente dos demais que com versões em curto tempo parecem simplesmente cair de qualidade. O Internet Explorer é o navegador mais seguro, talvez devido a sua integração com o Windows, porém se em segurança ele lidera, em outros quesitos ele perde.

Google Chrome

     O navegador da grande empresa Google, atualmente está na versão 24 e conta com recursos bem interessantes. Muitos dos usuários de navegador o escolhem como padrão, pois sua leveza e rapidez se demonstram ótimos em certos momentos. Porém muita gente se deixa enganar pelo Chrome, contando unicamente suas qualidade e esquecendo dos defeitos; o Google Chrome reúne grandes qualidades: possui um bom gerenciador de downloads e sua execução é rápida (quando você o abre e em carregamento de páginas), além de uma interface simples no qual as configurações são bem fáceis de mexer e também conta com um ótimo tradutor.
     Dos defeitos destacamos: o uso exagerado de memória RAM; além do gerenciamento de abas não muito agradável, no qual permite que algumas abas sejam totalmente carregadas com o custo de outras sequer abrirem o site; o número de extensões que não é muito grande e a pouca estabilidade das versões, pois o G. Chrome sempre está mudando, e algumas vezes parece que as "novidades" não fazem diferença alguma.

Opera

     Sua atual versão é a 12, e ele é bastante conhecido pela sua versão de celulares (intitulada Opera Mini); como os outros, o Opera possui uma interface simples, porém quem tem maiores conhecimentos pode tirar um melhor proveito desse navegador. Um diferencial dele, é sua velocidade, o Opera possui um dispositivo nele mesmo chamado Opera Turbo, no qual ele acelera sua navegação em caso de internet lenta. O turbo funciona da seguinte maneira, quando carregamos uma página, as informações da solicitação passam antes de chegar a nós, pelos servidores do Opera, no qual recebem uma filtragem, assim ganhando um menor peso teórico e sendo carregadas mais rapidamente (em caso de informações pessoais como e-mails e etc o Opera não utiliza o turbo para assim manter o sigilo e a sua segurança).
     Suas versões são estáveis e o gerenciamento de múltiplas abas é o seu ponto forte (inclusive foi ele o navegador que deu origem a isto). Como último destaque temos o Opera como o navegador de inicialização mais rápida.

Mozilla Firefox

     Atualmente na sua versão 18, o Mozilla é o navegador mais defendido pelos usuários de PC, faz rivalidade direta contra o Google Chrome na preferência dos usuários e é conhecido por sua segura navegação e sua interface simples.
     O MF é conhecido por reunir, segurança, velocidade e simplicidade como navegador, em sites de downloads, como o Baixaki e o Softonic, é o mais baixado. Assim como o Chrome (conhecidência?), o Mozilla Firefox apela pelo uso de memória RAM e com isso também pode deixar seu PC lento, é o segundo navegador mais seguro. Com o tempo já não está mais tão estável quanto outrora e seu ponto fraco é a linguagem CSS (segundo testes realizados). Destaque para o recurso de gerenciamento de pesquisas ao lado da barra de endereços, na qual se pode incluir os sites que se desejar.

Safari

     O navegador padrão dos computadores Mac (da renomada Apple) está em sua versão 6 ( 5 para Windows). Mesmo hoje em dia no qual sua integração melhorou, esse ainda tende a ser seu ponto fraco, isso fica claro na inicialização, pois dos 5 grandes ele é o de inicialização mais demorada. 
     Seu nível de segurança é bom e os recursos estão mais agradáveis. Assim como o Internet Explorer, ele não está entre os favoritos do público e mesmo entre os 5 melhores, ocupa amargamente a 5ª posição ou  a 4ª dependendo do teste realizado. O destaque vai para a evolução, pois melhorou bastante com o tempo; além da estabilidade, já que não lança versões com muita frequência; mas o seu grande trunfo e diferencial é a Lista de Leitura. Um recurso que permite salvar páginas para visitar depois e que também ajuda a economizar a quantidade de favoritos, já que você as vezes salva uma página por pouco tempo só para depois fazer uma única visita.



Deixe nos comentários a sua opinião sobre navegadores e assim nos ajude a ter mais discussões sobre o assunto. Obrigado pela atenção e até a próxima.

Um comentário :

  1. bom post jean eu sempre usava o firefox mas ele tira muitos mbs da net 3g dai troquei pro chrome que é bom tmb so um pouco mais lento

    ResponderExcluir