Translate (Traduzir)

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Copa do Brasil

     A Copa do Brasil é muito conhecida pelos fãs de futebol e famosa por ser o segundo campeonato mais importante brasileiro (o primeiro é o Brasileirão), esta ocorre paralelamente à Copa Santander Libertadores da América e é um torneio formado totalmente por jogos mata-mata (seria o mesmo que eliminatório), no qual 64 equipes disputam o título, dinheiro e uma vaga na Libertadores.
     A escolha dos participantes acontece no Campeonato Brasileiro e nos Campeonatos Estaduais (sim os estaduais servem para alguma coisa), todos os times que participarem da série A e B que não estiverem classificados para a Libertadores ganham essa segunda chance, as outras vagas são completadas pelos campeões de cada estado. Desse modo, times famosos e consagrados enfrentam outros que poucas pessoas conhecem, como é o caso de um time de São Paulo ou do Rio de Janeiro jogar contra um lá do Amazonas por exemplo. Porém, como a CBF sempre tem algo para inventar, criou uma regra que diz que os times participantes da Libertadores também participarão da Copa do Brasil, agora pense: " como um time pode jogar dois campeonatos que acontecem ao mesmo tempo?". Simples, a CBF criou a solução, a partir de 2013 (este próximo ano), a Copa do Brasil terá a participação de 86 times, no qual 80 jogam normalmente e lá no final entram os outros 6 que neste caso estavam na Libertadores que já terminou por estes tempos.
Copa Kia do Brasil
     Essa nova regra pode parecer inútil, mas se pensarmos bem, se um time é poderoso o suficiente para participar de um torneio continental porque ele não participa do segundo mais importante nacional? Até que foi bem pensada a escolha dos participantes, já por outro lado, isso representa uma duração  maior do torneio e consequentemente haverá um desgasta maior por parte dos times que ao mesmo tempo que participam do Brasileirão, terão que jogar pela da Copa do Brasil. Em outras palavras, desse novo modo é mais justo, porém também é mais desgastante as equipes que vão precisar poupar jogadores, utilizar mais reservas e etc.
     A Copa do Brasil é patrocinada pela Kia, completando um nome "Copa Kia do Brasil", semelhante a denominação da Copa Santander Libertadores da América, esta patrocinada pelo Santander. Na parte dos confrontos existem certas regras especificas que em caso de empate entram em vigor, esses confrontos acontecem em dois jogos ida e volta, um sendo no próprio estadio ou no mando de campo de um time e o outro sendo no de seu adversário, abaixo citarei 3 das principais regras:


  1. Dois ou mais gols, se na 1ª frase um time perder de dois ou mais gols de diferença em seu mando, este é humilhado eliminado automaticamente, a partir da segunda fase acontecem sempre dois jogos. No caso, esta regra só serve para eliminar mais rápido os times mais fracos
  2. Gols fora de casa, esta regra elimina muitos times, é valida em vários torneios e é claro na Copa Kia do Brasil, se houver empate na soma dos dois jogos, o time que fizer mais gols fora de casa (fora de seu mando) é classificado, exemplo:
    Se um time A joga com um time B, e em um jogo o A ganha de 2x1 na sua própria casa e no outro jogo, o time B ganha de 1x0, o time B é classificado, pois fez 1 gol na casa do time A.
  3. Sem prorrogação, direto pros pênaltis, caso haja empate e a regra do gol fora de casa não funcionar, o jogo segue direto aos pênaltis e não para a prorrogação como seria o normal. Apenas na final é válida a prorrogação.
Final da Copa do Brasil 2011
Coritiba X Vasco
     Esquecendo um pouco as regras e voltando na parte da mudança que ocorrerá em 2013, a Copa do Brasil não dará apenas vaga a Libertadores, é dela que também serão distribuídas as vagas para a Copa Sul-Americana, ou seja, o campeão vai a Libertadores e os outros melhores irão a Sul-Americana. Porém mesmo com tais alterações, ainda há a impressão de que a CBF parece querer mais prejudicar as equipes do que ajudá-las.

Nenhum comentário :

Postar um comentário