Translate (Traduzir)

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Compactadores

     Eles estão espalhados pela internet em vários sites de download, tudo sempre comprimido, sim, estou falando dos arquivos compactados. Como muitos sabem, nossos computadores são limitados até certo ponto, em questão de espaço útil, pois diferente da internet no qual podemos armazenar milhões de arquivos em GB, MB e etc, nossos PCs tem uma capacidade limitada do HD e sempre temos algum arquivo que seja grande demais e precisamos deixá-lo menor para economizar espaço.
O trio de compactadores mais usados.
     Além da utilização para nosso próprio PC, muitas vezes quando queremos postar um arquivo grande, como um jogo ou vídeo por exemplo, nos necessitamos de compactá-lo, pois, além de facilitar nosso upload (envio de "algo" para a internet) irá facilitar o download (recebimento de "algo" da internet) do mesmo por outras pessoas. Assim, ter um programa de compactação é quase obrigatório para os usuários de computador.

     Existem vários programas de compactação, porém apenas três deles se destacam: o Winrar, o 7-Zip e o Winzip e os três juntos são ditos como os melhores compactadores, abaixo uma pequena análise de cada um (diferente da Antivírus e da Navegadores, esta tem menos softwares a comparar):

WinRar
      Dito por muitos como o melhor compactador, especializado em formatos rar, é bem comum quando se fala em "compactar" ter seu nome relacionado. O Winrar é um programa Shareware, assim, uma parte dos recursos dele é bloqueada após um período de 40 dias e para conseguiur a versão completa é necessário pagar. Porém o principal dele não é bloqueado, que é a função de compactar/descompactar, assim mesmo após ser expirado, (todo mundo) muitas pessoas continuam a usá-lo, a diferença é que sempre um recado aparece quando o programa é aberto. Ele tem um visual diferente e seus recursos ficam bem expostos na janela de uso, porém peca ao adicionar as opções separadas no clique direito do mouse, poderia criar um mini-menu como o WinZip ou 7-Zip.
      Com o WinRar você pode compactar um arquivo em dois modo: zip e rar, no caso do rar, você ainda tem a opção de quebrar o arquivo em várias partes, porém, ele é apenas dividido com isso e o tamanho não é realmente diminuído e sim o arquivo é apenas partido, caso você compacte normal em uma só parte, ele obviamente deixa o arquivo menor.

WinZip
      Assim como o Winrar, o Winzip é Shareware e se bloqueia parcialmente após um tempo, sempre disputou diretamente o primeiro lugar com o Winrar, porém cada vez mais começou a ser seguido pelo 7-Zip e então se tornou uma segunda opção ao mesmo. Como o nome insinua, é especialista em compactações Zip (a mais comum), sendo o mais rápido a descompactar arquivos desse modo, porém esta compactação não é tão boa quanto a 7Z ou a rar, inclusive o próprio sistema Windows pode descompactá-la sem ter esse programa, basta clicar com o botão direito e escolher extrair.
      Porém o Winzip não se priva unicamente ao zip, o Winzip criou um novo tipo de compactação superior ao zip, a zipX, este parece ser tão boa quanto a rar, porém não alcança a 7z em alguns critérios.

7-Zip
     Especialista em compressões 7Z, na verdade ele foi o primeiro a utilizar tal compactação, o 7Zip compete diretamente com o WinZip e o Winrar pelo primeiro lugar dos compactadores. É muito utilizado pelos usuários de computador e é conhecido por sua alta velocidade de compactação e descompactação. Diferentemente do Winrar e do Winzip que são sharewares (é preciso pagar para ter o programa por inteiro com todas as funções disponiveís), o 7-Zip é totalmente Open Source, ou seja, basta baixá-lo que você terá ele completo com todos os recursos aptos ao uso.

      Acima você conferiu uma pequena análise sobre os 3 compactadores mais utilizados, agora vou lhes mostrar uma tabela com os testes realizados entre os três, com cada um usando sua especialidade, utilizei para o teste:
  1. 1 Jogo em Iso                  : 1,35 GB
  2. 10 imagens PNG              : 4,92 MB
  3. 5 Músicas MP3                : 18,9 MB
  4. 3 Vídeos em MP4/FLV     : 79,3 MB
  5. 20 Documentos de texto   : 402 KB 
Testes de Compactação
Arquivo Usado7Z(7-Zip) Rar(WinRar) ZipX(WinZip)
Jogo6,27 MB7,02 MB6,27 MB
Imagens4,91 MB4,89 MB4,89 MB
Músicas18,7 MB18,6 MB18,6 MB
Vídeos78 MB77,8 MB77,9 MB
Documentos193 KB228 KB225 KB

     Ao lado vemos que as compactações são quase iguais, porém a 7-Zip mesmo tendo uma pequena diferença nos testes de mídia (imagens e músicas) é a melhor compactação, pois sua compactação como vemos nos textos e no jogo consegue chegar a menos de 40 % do arquivo original, enquanto as outras ficam em um maior tamanho relativo, em segundo podemos colocam a ZipX e em terceiro a mais comum, rar. Assim de certo modo, podemos concluir que o 7-Zip é o melhor compactador, pois é o detentor da compactação mais efetiva.
     Eu realizei os testes com as especialidade de cada um, pois nenhum deles tem elas em comum, por exemplo, o 7-Zip não compacta em ZipX como o Winzip, o Winzip não compacta em Rar e o Winrar não compacta em 7-Z, ou seja, essas compactações são próprias de cada um deles, porém no caso de descompactar, todos conseguem descompactar em todos os modos, com exceção do Winrar que não descompacta arquivos em ZipX.
     Cada vez mais os compactadores estão evoluindo, antes era o Zip vs Rar, daí surgiu o 7Z e depois o zipX, e logo outro surgirá para disputar o título de melhor compactação, assim, nós usuários de PC saímos no lucro, pois sempre poderemos ter a nossa disposição essas compressões que nos ajudam em casos de obrigação como formatar o PC (no qual precisamos dar um jeito de salvar os arquivos em uma mídia externa), em casos apenas de vontade própria, como simplesmente baixar um jogo gigantesco da internet rapidamente, ou até casualmente para economizar espaço utíl no seu computador. Sempre eles estão ai para nos ajudar, os compactadores.



     Como sempre, deixe sua opinião nas opções abaixo, comente ou ajude na publicação do blog usando os compartilhamentos (Facebook, Google+ e etc). Mais uma vez, agradeço por terem acompanhado mais uma postagem no blog ToP. Até a próxima.

Nenhum comentário :

Postar um comentário