Translate (Traduzir)

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Gerações dos Videogames (5ª e 6ª)

     A terceira postagem especial sobre gerações de videogames, dessa vez falarei sobre a total estréia de duas empresas no mercado de jogos, além é claro, de outros detalhes importante do que ocorreu na 5ª e na 6ª geração. Vamos lá:
5ª Geração:
Sony Entra na Briga

Play Station, também chamado de PS1 ou PSX.
     Pois, para quem lembra (tem como esquecer?), na 4ª Geração a Nintendo de certo modo dispensou a Sony e esta empresa decidiu "se virar" sozinha, então surgiu a 5ª Geração e a resposta veio, seu nome? Play Station. Usando mídia de CDs rom, algo que já vinha sendo desenvolvido, uma boa capacidade de seu hardware e controles que se tornaram marca, digamos assim, a Sony trouxe ao mercado seu primeiro console. O console da Nintendo na época era o Nintendo 64, comparado aos outros consoles da 5ª geração foi o menos agradável, utilizava mídia em cartuchos ainda -mesma mídia de consoles da 4ª Geraçaõ e anteriores- além de ter um controle que é muito odiado pela maioria dos gamers, assim não tendo uma jogabilidade boa (sofrível tentar jogar SuperStar Soccer por exemplo), inclusive o gartilho Z era atrás do controle. Já a SEGA lançou seu Sega Saturn, este tinha um bom controle, ótimo hardware e uma mídia própria da SEGA, também baseada em discos.

     Nesta geração houve a revolução, os jogos começaram a ser 3D, com isso, obviamente, a jogabilidade precisava se adaptar, e mesmo o N64 sendo odiado, foi dele que surgiram as influências: Super Mario 64 ditou como um jogo 3D deveria ser e o Legend of Zelda: Ocarina of Time teve um desempenho incrível, sendo até hoje, dito com um dos melhores jogos existentes. Do lado da Sony, graças a seu console ter certos diferenciais, a Squaresoft (atual Square Enix) lançou a ele Final Fantasy VII (jogo que não poderia ser posto em um cartucho, ou seja, "Nintendo fique para outro hora"), resultado? FFVII foi um sucesso, alavancou as vendas do PS e se tornou um dos melhores RPGs de todos os tempos, se não o melhor. Já do Saturn, podemos destacar dele o NIGHTS into Dreams, uma ótima franquia que surgiu neste console, os Sonic, infelizmente ficaram devendo. Esta foi a geração com maior número de consoles, mas apenas os três citados acima foram realmente dignos. NIGHTS não foi o unico triunfo do Saturn, nem o FFVII foi o único do PS, todos os consoles tiveram vários jogos bons, mas não posso destacar todos aqui.
     A Atari fez sua última tentativa de ser manter viva, nome? Atari Jaguar, o que conseguiu com ele? Continuou agonizando até finalmente vir a "morrer", depois de 4 gerações sem conseguir se reestabelecer.
6ª Geração:
SEGA Deixa os Consoles 
O Dreamcast.
     A própria SEGA "matou" o Saturn para começar e lançar, precocemente o Dreamcast (além disso, o Saturn não agradou muito fora do Japão). Seguindo seu antecessor, Dreamcast foi um console de poderio gráfico alto para sua geração, tendo um ótimo hardware, algo que deixou a fabricação do console cara. Porém aguentou bem a "batalha", os Sonic Adventure (1 e 2, os únicos) se destacaram e vários outros jogos grandiosos foram lançados, mas como eu citei, a fabricação do console custava muito e a SEGA ja não conseguia ter o mesmo resultado que teve outrora, com o Master System por exemplo, assim, sem outra alternativa, ela mesma sacrificou o Dreamcast, deixando de fazer consoles e se dedicando exclusivamente a jogos.
     Já a Nintendo, mesmo depois de perder apoio de várias softhouses (empresas especializadas em jogos) no N64, afinal os cartuchos foram um problema, decidiu dar a volta por cima e se arriscar com o Gamecube, resultado? Bom console, controle que se adaptava fácil a mão, mas uma mídia mais uma vez diferente: Mini DVDs, assim mais uma vez com uma capacidade de armazenamento inferior, como foi os cartuchos comparados aos CDs Rom, agora os Mini DVD disputavam com os discos de DVD normais, e logicamente, saíram perdendo. Já a Sony lançou seu PS2 com um controle muito semelhante ao de seu antecessor, um bom poderio de hardware, dentre outras coisas, foi um console que agradou muito o público, se tornando o segundo console mais vendido de todos os tempos, perdendo apenas atualmente para o portátil da Nintendo: Nintendo DS. Para o PS2 grandes jogos foram lançados, incluindo novidades como: God of War e Shadow of Colossus.
       A Microsoft entra na briga e coloca seu Xbox, um console que não teve uma biblioteca de jogos muito grande, mais conseguiu agradar o público. Continuando o sucesso com portáteis, a Nintendo e seu Game Boy Advance agradam muito o público e ótimos jogos se destacam: Super Mario Advance, Sonic Advance, FF VI Advance, Pokémon Leaf Green e Pokémon Fire Red, dentro outros memoráveis.


     Na próxima e última postagem dessa maratona de matérias sobre gerações, falarei sobre a 7ª e a 8ª gerações, pondo fim a este assunto que foi tão abrangente. Fiquem de olho, não esqueçam de opinar e marcar uma opção para a postagem, obrigado e até logo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário