Translate (Traduzir)

sábado, 18 de agosto de 2012

Gerações dos Vídeogames (7ª e 8ª)

     Aqui está, a última das 4 postagens sobre as gerações de Videogames, falando da 7ª e da 8ª geração para encerrar este assunto que foi tão longo. Vamos lá:

7ª Geração:
O Trio de Consoles
O trio de consoles de mesa da 7ª geração.
Da esquerda para direita: Nintendo Wii, Play Station 3 e Xbox 360.
     Toda geração tem: consoles bem sucedidos, consoles medianos e consoles fracassados. Pois é, esta geração tem apenas os bem sucedidos e os fracassados. Da Sony temos o bem sucedido: Play Station 3, novamente com o mesmo controle, só que agora sem fio, gráficos avançados e mídia blu-ray (finalmente anti-pirataria), jogos destacáveis? Bem, podemos citar: The LitlleBig Planet, um jogo bastante peculiar e agradável no qual se pode criar as fases. Já a Microsoft após a regular conquista com o Xbox, lança o Xbox 360 com os melhores gráficos da geração (cansa rapidamente a vista se jogar no escuro), um controle bom e com uma tecnologia em diferencial: o Kinect. O que é o Kinect? É uma espécie de sensor que acompanha alguns Xboxes 360, do qual em alguns dos jogos você pode utilizar seu próprio corpo como "controle", dos jogos adaptados ao kinect cito o Kinect Sports, já dos outros (sem usar Kinect), destaque para: Assassin's Creed, Halo, Half Life e outros grandes nomes.

     Nintendo Wii, o mais atrasado graficamente mas isso não representa qualidade inferior, com um monte de controles diferentes: Wii Mote, Wii Balance Board, Motion Plus, Whell e etc, todos com tecnologia de sensores, ele trás uma boa jogabilidade, afinal parece ter um controle para cada tipo de jogo e isso é agradável, destaque para a mídia, finalmente uma mídia comum: DVD Rom. Sobre os jogos, mais uma vez destacamos as franquias exclusivas da Nintendo com: Super Mario Galaxy, Legend of Zelda: Skyward Sword, Mario Kart Wii, Super Smash bros. Brawl e Mario & Sonic at The London 2012 Olympic Games (produzido pela SEGA [sim a SEGA]). Um detalhe interessante é que o Wii se superou, ele é o console mais vendido da 7ª geração, batendo o Play Station 3 e o Xbox 360.
     Na área portátil quem lidera é novamente a Nintendo com o Nintendo DS desta vez (seria Dual Screen), o console possui duas telas como o nome insinua, além de usar uma "canetinha" para jogar também, com bons jogos o console conquistou o lugar de console mais vendido de todos os tempos, batendo o PS2 que reinava. A Sony se arriscou nesta área com seu Play Station Portátil, mas como eu disse que o NDS é o mais vendido de todos os tempos, nem preciso citar quem está na frente.

8ª Geração:
Dúvidas e Incertezas
Ouya, tenta arranjar um espaço na 8ª geração.
     A principio, você deve estar se perguntando, qual o porquê do subtítulo ser "Dúvidas e Incertezas"? Estou certo? Bem, nós estamos em um período de transições, uma geração de videogame dura, aproximadamente, 5 ou 6 anos (mesmo que a Sony tenha criado um mito de 10 em 10 anos). A última geração (7ª) se iniciou em 2005 com o lançamento do Nintendo DS por parte dos portáteis e com o Xbox 360 no final do ano como iniciador dos consoles de mesa, a prazo longo, 6 anos terminaram em 2011, e um novo console surgiu, novamente os portáteis abrindo a geração: Nintendo 3DS.
     Após isso, ele foi seguido pelo PS Vita lançado um tempo depois, porém muita gente considera os portáteis como parte de uma geração diferente, já outros gamers consideram eles como parte integrante das gerações normais (no caso, gerações dos consoles de mesa), assim a um tempo atrás havia uma dúvida sobre quem abriu a 8ª geração, se foi o Nintendo 3DS em 2011 ou o Wii U em 2012.
     Porém, das três empresas principais fabricantes de consoles atualmente: Sony, Nintendo e Microsoft, apenas a Nintendo está bem ativa nesta geração, mostrando seu nome console, o sucessor do Wii, chamado Wii U. Para rápida definição, o Wii U tem diferenciais dos outros videogames, a Nintendo mostrou inovar novamente nos controles e este agora tem dois deles, um "comum" semelhante ao do Xbox 360 e um controle-tablet, este que poderá mostrar mapas, dentre outras coisas fora da tela principal do jogo, além de ser poderoso graficamente (obviamente batendo o PS3 e o Xbox 360) e tendo uma mídia própria, segundo fontes, a sua mídia tem de até 50 GBs. Sua jogabilidade pelo que foi mostrada em vídeos aparenta ser ótima e os futuros jogos a serem lançados se destacam . A Microsoft é uma dúvida, demonstrou agradar pouco na E3 2013 e o seu tão esperado console, denominado como X One, se mostrou dentro do esperado em termos potenciais. Forte hardware, porém sem jogos que dão valor ao mesmo. Já a Sony mostrou ao mundo seu típico Play Station, agora em sua 4ª versão. O PS4 mostrou-se potente tecnicamente e com jogos que o dão valor, como exemplo Kingdom Hearts III que era esperado desde os tempos do Play Station 2. Enquanto o estúdio de Santa Mônica apresentou um novo jogo, este que foi responsável pela criação da série God of War; fora esses dois jogos, a Sony mostrou vários outros de franquias conhecidas e que surpreenderam o público.
     O "último" console que completa essa 8ª geração se chama Ouya. Integrado com sistema Android que permite-se ouvir músicas, ver vídeos, jogar (obviamente) e outras tarefas de entretenimento. Apresenta-se sendo um pequeno cubo, do tamanho de um daqueles típicos "cubos mágicos" e seu controle tem uma característica própria, pois tem as letras que formam o nome do console: O, U, Y e A. Sendo de baixo preço, mostra-se acessível a grande parte das pessoas, podendo ser considerado um "acompanhante" ao console principal.

Termina aqui a sequência de postagens sobre gerações de videogames, espero que tenham gostado. Opinem, comentem, publiquem, fiquem a vontade. Consultem a Lista de Postagens para ver o que vem por ai e até mais.

Um comentário :