Translate (Traduzir)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Rock

Evanescence, uma renomada banda de rock.
     Após um tempo, aqui está uma nova postagem sobre Ritmos, desta vez falarei sobre um gênero que possui milhões de fãs em todo o mundo, do qual faz grande sucesso entre os jovens, Rock é o nome dele.
     Em meados dos anos 40 e 50, surgiu um gênero musical com as misturas da música country (sertaneja), blues e da influência do R&B, em ritmo acelerado o Rock and Roll já se mostrava agradável, e em pouco tempo, se popularizou e o sucesso isolado nos Estados Unidos se tornou mundial. Já nos anos 60 e 70, destaque para a grande evolução dele, pois novamente foi influenciado por outros ritmos e com isso ganhou vários subgêneros: Jazz Rock, Blues Rock e Heavy Metal por exemplo.
     Com o passar dos anos, este ritmo musical se ampliou, começou a abranger mais subgêneros do que antes e vários cantores e grupos musicais se destacaram, como grandes nomes citamos: Elvis Presley (este que foi intitulado o Rei do Rock) e os Beatles (banda inglesa de Rock, estes que se tornaram basicamente lendários). Vários fatores empurraram o Rock ao sucesso, um deles podemos citar é a
guitarra-elétrica, esta se popularizou-se nos anos 70 e foi muito (e ainda é) utilizada como instrumento principal do do gênero, outro "empurrão" foi dado pela sociedade, de certo modo o Rock ajudou no combate ao racismo nos Estados Unidos. "Mas como assim ajudou a combater o racismo?" Você deve ter imaginado, bem, o rock foi aclamado tanto pelos brancos quanto pelos negros, ou seja, de certo modo ele era a ligação que as duas culturas tinham nos Estados Unidos.
     Porém, nem tudo é tão "perfeito" assim, nos primórdios do rock, ele sofreu várias descriminações, o motivo? Simples, pessoas afirmavam que o mesmo influenciava ao satanismo, essa "crença" falsa de rock ser satânico atravessou as eras e hoje em dia, pessoas sem o mínimo de senso falam mal do Rock. O rock, de longe não faz essa influência, em sua história por exemplo, nota-se inclusive que ele esteve ligado a músicas religiosas. Em 1970, um dos gêneros que mexeu com índole Rockeira foi o Soul, (para quem não lembra do Soul de uma passadinha na postagem Black Music), assim o rock tem um "pezinho" religioso, pois foi influenciado pelo gênero Gospel.
      Atualmente o Rock está generalizado de forma impressionante, vejamos alguma bandas de subdivisões diferentes: Evanescence, Linkin Park, Gun's and Roses, Nirvana e Slipknot; das brasileiras podemos destacar: NX Zero, Charlie Brown Jr, Capital Inicial e Skank.
     O rock é muito amplo, utiliza sons e instrumentos variados: guitarra, bateria, violão, baixo e etc, mas também em variantes tem sons eletrônicos e intrumentos mais incomuns como piano. Ainda na sonoplastia, podemos destacar os modos de cantar, dependendo do subgênero os rockeiros cantam bem distintamente, como exemplo: o  rock gótico de Evanescence, a vocalista Amy Lee canta mais calmamente, deixando a músicas mais comovente, ja Linkin Park, dependendo da música, o vocalista praticamente grita.
Charlie Brown Jr.
     Assim, o Rock tem muitas variações, desde sons comoventes à mais agitados, nas letras notasse tristeza, amor e vários sentimentos usados como base, mesmo lá no fundo, por baixo de toda a agitação temos um ritmo que segue a linha "sentimental". Desse modo, cada dia mais o rock conquista fãs e se mostra muito superior a qualquer suspeita, mesmo que algumas pessoas sem cultura o chamem de "satânico" sem nem ao menos saber sua história, entre os verdadeiros amantes de músicas, o rock sempre será respeitado, sejam as músicas mais antigas ou recentes, este ritmo ainda viverá.

2 comentários :

  1. tem algumas banda de rock q demontram satanismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história de satanismo como eu disse no texto é algo que foi inventado lá no início do rock, porém do mesmo modo que pessoas levaram a sério essa mentira, os próprios cantores também, alguns deles, levaram a sério e decidiram se "converter" a isto. Mas o rock em si, não é, nemd e longe, satânico.

      Excluir