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terça-feira, 16 de outubro de 2012

Assassin's Creed

     Criada pela Ubisoft durante a sétima geração de vídeogames, Assassin's Creed é uma franquia que ganhou muito destaque. Abrange não só jogos, mas também livros, tendo jogos para diversas plataformas, incluindo algumas versões para celulares e portáteis. Dos livros, apenas quatro foram lançados até o momento.
     A Ubisoft é uma produtora francesa, porém quem criou Assassin's Creed foi o estúdio da Ubisoft em Montreal, no Canadá. O primeiro jogo foi lançado mais precisamente em 2007, intitulado somente Assassin's Creed, no qual contava a história de Altaïr Ibn-La'Ahad, uma membro da ordem dos Assassinos (este é o grupo que luta contra a ordem dos Templários [vilões do jogo] ).
Quando a Terra Santa (Jerusálem) foi invadida por muçulmanos e outros povos, vários grupos cristãos se organizaram e se dirigiram a esta terra para reconquistá-la, estes movimentos foram chamados de Cruzadas (a cruz foi onde Jesus morreu, assim foi utilizada como símbolo dos cruzados). O primeiro Assassin's Creed ocorre no período da terceira cruzada (houveram nove no total), época do qual surgiram os Cavaleiros Templários, estes que tinham o objetivo de conseguir para si os chamados Pedaços do Éden ou simplesmente "as chaves"(a maça de Eva e o cajado papal), pois essas duas relíquias dariam poder aos mesmos e com a utilização deles, os Templários fariam um mundo perfeito, segundo o ponto de vista deles. Então surgiram os Cavaleiros Assassinos que começaram a defender o mundo, agindo contra os Templários, impedindo seus planos.
     Os Assassinos possuem um "código de conduta" baseado em três regras principais:
  1. Matar somente em último caso, quando não se tiver outra alternativa;
  2. Manter sempre a distinção;
  3. Não fazer nada que possa expor ou prejudicar a Ordem.
Ezio Auditore assassinando Carlo Grimaldi.
     Essas são as principais regras do que os Assassinos chamam de Credo (Assassin's Creed na tradução é Credo dos Assassinos). Altaïr Ibn-La' Ahad era filho de um antigo Assassino que morreu, após os longos anos se tornou um Mestre-Assassino, recebendo os ensinamentos de Al Mualim. Porém Altaïr um dia quebrou as três regras do Credo e com isso fracassou na principal missão em que fora encarregado, sendo poupado da morte, Altaïr é obrigado a realizar uma grande tarefa para matar 9 Templários para assim se redimir com a Ordem. Muitos anos mais tarde, estavámos na Renascença, um período do qual se teve grande avanços em diversas áreas como: arte, arquitetura, ciências e etc. Nesta época, Ezio Auditore, o segundo filho mais velho de uma família de banqueiros em Florença na Itália, no início de sua fase adulta, tem uma grande perda: seu pai e seus dois imãos são enforcados em praça pública, acusados de um crime que nunca cometeram e traídos pelo seu melhor amigo. Após isso, Ezio deixa sua irmã e sua mãe em segurança em outro local e decide se vingar dos traidores, porém descobre que o assassinato de sua família foi algo planejado por uma organização maior do que ele imaginava: Templários. Pouco tempo após o ocorrido, Ezio descobre verdades ocultas sobre seu pai Giovanni, descobre que ele era um Assassino e que os Templários estavam por trás da morte dele. O tempo passa, Ezio é treinado por ser tio Mario e se torna um devido Assassino, consegue liquidar parte de seus alvos, porém agora não está mais voltado a vingança, seu objetivo é livrar a Itália (e o mundo) da ameaça que os Templários fazem. Com a ajuda de Leonardo da Vinci, Nicolau Maquiavel, dentre outros Ezio ao lado de sua Irmandade (o grupo de Assassinos) defende os ideais do povo italiano, livrando-os da tirania imposta pelos líderes Templários.
Altaïr Ibn'La-Ahad.
     Mesmo que Altaïr e Ezio pareçam ser os personagens principais dos jogos em AC, eles não são. Toda a história que eles se envolvem são apenas memórias. Memórias de Desmond Miles, um barman, o último da linhagem de Assassinos, que por anos renegou seu passado, porém agora ele precisa "ser quem ele deve ser". Desmond é sequestrado por uma empresa (de fachada, pois eles são os Templários desta era) e é colocado em um teste de uma máquina chamada Animus, nesta máquina a pessoa pode ter acesso as memórias de seus antepassados, assim Desmond vê as histórias de Ezio, de Altaïr e de Connor (Assassino da época da Independência Americana em AC III) e com a utilização de alguns dos recursos do Animus, adquire as habilidades de seus ancestrais Assassinos (a boa visão de Altaïr, o Le Parkour de Ezio e etc.). Desmond é solto por sua amiga (ou mais que isso) Lucy Stillman e então a história continua a se seguir no presente.
     A série de Assassin's Creed tem um diferencial das outras séries de vídeogames, pois ela conta o seu enredo dentro da nossa realidade, dentro da nossa história. Os personagens fictícios se unem de tal forma as pessoas que realmente existiram na história, que em não rara chances, alguém possa um dia se perguntar: "isso é mesmo só um jogo? Ou é verdade?", "Assassinos realmente existem?", "Isso é real?". Perguntas como essas podem surgir até das pessoas mais céticas que costumam duvidar mais das coisas.
     Além de fazer com que os personagens se entrelassem com as pessoas reais no jogo, Assassin's Creed tem vários outros pontos que fazem o virtual e o real se unirem. Na morte de alguns personagens, como por exemplo Rodrigo Bórgia no AC: Irmandade, o modo do qual este morre é o mesmo citado nos livros de referência; também podemos citar a cronologia como exemplo na sucessão os Papas nos AC II e Irmandade; as batalhas que ocorreram nas Cruzadas no AC I; os locais dos acontecimentos como a cidade de Masyaf (AC I), Florença (AC II), Roma (AC: Irmandade) e vários outros pontos. Toda essa interação de realidade-ficção faz com que Assassin's Creed seja tão aclamado, pois se pode, além de simplesmente jogar, conhecer e ampliar seus conhecimentos sobre as eras passadas e acontecimentos que marcaram a história mundial.
     Mais que apenas um enredo bom, Assassin's Creed, por ser um tanto recente, conta com bons gráficos, uma expectativa de mundo aberto, além de ótimos recursos no quesito jogabilidade. Por exemplo, os objetivos que têm que serem cumpridos: conseguir as páginas do códex no AC II, matar os 9 alvos em AC I, entre outros. As armas diferenciadas que se pode adquirir: lâmina dupla, lâmina envenenada, a pistola retrátil e a lâmina oculta, além dos próprios punhos do Assassino, nos dão váriados modos de assassinar Templários e cumprir os objetivos.
     Abaixo temos na ordem os livros de Assassin's Creed, no qual todos contam a história do Assassino Ezio Auditore de Florença, com exceção do 3º livro que Nicòllo Polo é o narrador da história, pois Ezio está lendo seu diário e do 5º que conta a história de Connor:
  1. Renascença (conta a história de AC II)
  2. Irmandade (conta a história de AC Brotherhood)
  3. A Cruzada Secreta (conta a história de AC I sob a visão de Nicòllo Polo)
  4. Revelações (conta  a história de AC Revelations)
  5. Renegado (conta a história de ACIII)
Jogos da Série
Assassin's Creed I
Assassin's Creed: Altaïr's Chronicles (Crônicas de Altaïr)Jogos com Altaïr Ibn'La-Ahad
Assassin's Creed: Bloodlines(Linhagem Sanguínea)
Assassin's Creed II
Assassin's Creed II: Discovery (Descoberta)Jogos com Ezio Auditore de Florença
Assassin's Creed: Brotherhood (Irmandade)
Assassin's Creed: Revelations (Revelações)
Assassin's Creed IIIJogo com Connor Kenway
Assassin's Creed III: Liberation (Liberação)Jogo com Aveline de Grandpré

Capa do Assassin's Creed III para Wii U.
     Com vários pontos fortes da franquia, os jogos III e III: Liberation (Liberação) estão sendo muito esperados, o AC III é nomeado como um dos maiores lançamentos do ano, mostrando todo o reconhecimento e respeito que esta franquia possui. Agora veremos algumas notas recebidas e um comentário sobre um dos jogos:

Análises de Assassin's Creed II
Revisor Nota Recebida Nota Máxima
IGN9,210
GameSpy55
GamePro55
GameSpot910
Game Informer9,510
EDGE810
"Nada é verdadeiro, tudo é permitido." Aprendemos este ditado no Credo do assassino original, e Assassins Creed II continua a tradição lindamente, inspirando-os a repensar a conspiração no coração da série - e para reconsiderar o que você deve esperar de uma sequela. O segundo jogo da franquia para console é uma impressionante peça de trabalho.
Kevin VanOrd, editor chefe da Gamespot.

    


Bom, espero que vocês tenham aumentado seus conhecimentos sobre esta grande franquia e que agora a conheçam um pouco melhor. Não esqueçam de marcar uma opção sobre o que acharam da postagem ou pubicar um comentário para discussão se preferirem. Até a próxima.

3 comentários :

  1. Jean quais jogos de AC vc já jogou?

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    1. Sinceramente, joguei apenas um pouquinho do AC: II. ^^
      Mas em compensação, já li os três livros lançados aqui no Brasil. Por que a pergunta?

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    2. nada ñ...só curiosidade.Aliás,parabéns seu blog tá muito bom

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