Translate (Traduzir)

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Shadow of the Colossus

Wander e Agro.
     Um grandioso jogo para o segundo console mais vendido de todos os tempos, Play Station 2. Considerado como um jogo obrigatório para as pessoas que têm este console. Possuindo uma trama envolvente somada a vários outros pontos positivos nas análises. Aqui lhes falo de Shadow of the Colossus.
     Desenvolvido pelo Team Ico, os mesmos que criaram outro grande jogo, Ico, Shadow of the Colossus foi lançado em 2005 e de lá pra cá conquistou o público com seu modo "tímido e cativante". A história começa com um personagem, Wander, cavalgando em seu cavalo Agro carregando consigo algo coberto pro tecidos, um corpo de uma garota morta, Mono.
Seguindo por um longíguo caminho rumo à uma terra isolada por montanhas e mares, é visível que a viagem dura dias (inclusive em um momento há chuva) até que Wander chegue na Terra Proibida. Cavalgando pela passagem entre as imensas rochas e seguindo por uma plataforma extensa, eles (Wander e Mono em seus braços sobre Agro) adrentam num templo, o Templo de Adoração, após descer a passarela lateral de pedra, localizada dentro da torre do Templo de Adoração, seguem por um salão, com 16 estátuas (8 na direita, 8 na esquerda) em representação à 16 divindades.
     Em um altar, Wander põe o corpo de Mono deitado e de alguma forma fala com a entidade Dormin. Logicamente Wander não foi tão longe à toa, seu objetivo era pedir que Dormin ressussitasse Mono, pois sabia que essa entidade poderia fazer isso, porém após um conversa um tanto breve, Dormin revela que antes de trazer Mono de volta à vida é preciso que se cumpra um difícil tarefa: matar os 16 colossos que são as encarnações das 16 divindades mostradas nas pedras. Graças a sua espada "especial", Wander tem maior facilidade para encontrar os colossos e identificar seus pontos fracos. No final da história, se descobre como Wander adquiriu a espada e o custo que teve de pagar para trazer Mono à vida novamente.
Batalha contra Phalanx (13º Colosso).
     Durante todo o percurso, essa é a missão imposta a Wander e seu fiel cavalo Agro, localizar e derrotar os colossos que habitam os mais variados locais na Terra Proibida. As únicas armas do guerreiro solitário são a espada e um arco (de flechas infinitas), além de Agro, porém este não pode lutar em batalhas contra determinados colossos, pois alguns são inacessíveis para o mesmo. Além da interessante história e da tarefa desafiadora, SotC possui vários outros pontos positivos. A trilha sonora é uma delas.
     Nas análises, SotC recebe grandes elogios por parte da sonoplastia, músicas tocam sempre em momentos específicos como: nas batalhas contra colossos; quando consegue se subir nos mesmos e em outras circunstâncias. Inclusive um CD foi posteriormente lançado com a trilha sonora, intitulado Roar of the Earth (rugido da terra). Ouça agora uma das músicas deste albúm chamada Final Battle:

Final Battle by Administrador - BToP
Outro ponto destacável do jogo é sua jogabilidade, andar a cavalo por uma terra tão extensa pode ser chato as vezes, mas é algo ótimo visto que o jogador se aproxima da solidão vivida por Wander em sua tarefa. O caminho solitário do jovem herói e seu cavalo, não encontrando outros inimigos além de colossos e poucos animais pelo caminho como peixes, águias, lagartos e tartarugas. Outro destaque é a fidelidade de Agro, o cavalo é totalmente disposto à ajudar Wander em sua missão, mesmo que Wander o abandone, ele logo surge diante de seus chamado ou simplesmente aparece acompanhando-o, a maior prova fica no final do jogo quando Agro quase se sacrifica para salvar Wander.
     O pior defeito do jogo é a câmera que em determinados momentos realmente atrapalha, inclusive nas análises, esse foi o ponto mais criticado. Ainda no quesito jogabilidade temos o cumprimento dos objetivos, cada colosso tem um sigilo (símbolo mágico) em locais diferenciados dos anteriores. No geral, o lugar de maior quantidade de sigilos é a cabeça, o local mais alto e de difícil acesso nas batalhas. Assim, a cada colosso que se tem que lutar, o jogador precisa localizado e na hora de enfrentá-lo necessita criar alguma estratégia, se baseando nos terrenos, na maioria dos casos, para conseguir cumprir seu objetivo.
     Pelo que se sabe, os colossos não possuem nomes oficiais, mas têm apelidos oficiais, confira na lista abaixo:
Comparação de tamanho dos Colossos.
  1. Valus
  2. Quadratus
  3. Gaius
  4. Phaedra
  5. Avion
  6. Barba
  7. Hydrus
  8. Kuromori
  9. Basaran
  10. Dirge
  11. Celosia
  12. Pelagia
  13. Phalanx
  14. Cenobia
  15. Argus
  16. Malus

     Agora, a opinião dos especialistas do assunto sobre :

Análises
RevisorNota RecebidaNota Máxima
Famitsu3740
IGN9,710
GameSpot8,710
PSM4,55
Eurogamer1010
EDGE810
É um jogo totalmente original, também. Um jogo que faz isolamento desesperado parecer ser uma perspectiva vagamente atraente. Um jogo ambientado em um mundo maravilhosamente lindo, onde a exploração é a metade da diversão. Uma experiência organizada onde seu único objetivo é derrubar 16 das criaturas mais assustadoras que você poderia imaginar imaginando. Feras tão grandes e tão impressionantes que trazem um novo significado à noção cansado de um 'boss'.
Citação de Kristan Reed, autor da Eurogamer.



Bom, termina aqui. Espero que tenham gostado da matéria sobre Shadow of the Colossus. Lembrem-se de marcar uma opção ou publicar um comentário se quiserem. Até a próxima.

2 comentários :

  1. bela postagem jean ficou ótima e bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Belo post Jean...Me deu realmente a vontade de comprar um PS2 *_*

    ResponderExcluir