Translate (Traduzir)

sábado, 1 de dezembro de 2012

Análises de Jogos (Parte 2)

     Na parte 1 desse dueto de matérias, vimos um pouco sobre o conceito de análises de jogos, sobre seus objetivos e etc. A seguir, vou-lhes mostrar algumas da "regras" que se deve seguir para fazer boas análises:
  • Ter uma mente aberta; nem todas as pessoas tem uma mente aberta ao mundo, ficam fechadas às suas respectivas opiniões e ignoram ideias de outros, esse é o maior erro. Pois para se revisar um jogo, não se deve considerar apenas a sua opinião, deve-se ver o jogo de vários pontos, considerar o impacto que ele causou nos outros jogadores e etc.
  • Não mostrar parcialidade direta; isso mesmo que você leu, mesmo que a análise seja sua e você lógicamente colocará sua opinião, ao analisar, deve-se tentar não colocar sua opinião direta. Como citado anteriormente, sua mente deve ser aberta à opinião geral, assim pôr suas ideias individuais é péssima escolha. Sua análise pode ser parcial, mas ela deve ser escrita de modo implícito, para que quem a leia, consiga por meio de sua análise criar a sua própria opinião do jogo.
  • Argumentação; como vimos no ícone anterior, você não deve ter ponto de vista dentro da análise, você deve escrevê-la para que outras pessoas tenham suas próprias opiniões. Porém, ter bons argumentos entra nisso, talvez você esteja pensando " se não tenho ponto de vista, como posso argumentar?" Pois é, aí entra o X da questão. Se gosta do jogo, cita-se os pontos positivos, se não gosta, cita os ruins, porém numa análise, é preciso citar ambos os pontos, tanto positivos como negativos, o porquê disto seria que assim a análise ficariam aberta ao leitor para ele tirar suas próprias conclusões.
  • Sem comparações; não compare franquias em suas análises, você tem como obrigação revisar o jogo por si e não comparar aos outros.  No máximo pode-se citar "tal franquia rivaliza com esta", e se fala em algum diferencial que faz falta e que pode ser considerado essencial.
  • Organização; uma análise não se resume apenas na descrição do jogo e de seus pontos forte e fracos. Deve-se lembrar de revisar individualmente os conceitos que o formam: gráficos (graficabilidade), trilha sonora (sonoplastia ou sonoridade), comandos e controles (jogabilidade), história e personagens (enredo) e etc.
  • Concluir bem; na conclusão, que geralmente é o último parágrafo da revisão, não se deve enrolar muito, afinal a parte analítica já passou, agora nesta parte você deve apenas encerrar seu texto, dando fim as ideias e mostrando então sua opinião direta do jogo (sim, você escreve tudo, pra no final revelar sua opinião). Mas mesmo assim,  na conclusão, você como revisor deve deixar o texto aberto à opiniões, sem pensar individualmente.
  • Nota; mais do que resumir o jogo em um número, é bom pensar bem antes de dar 10 automático à um jogo, ou 6 se achar ele ruim. Porém fica bem mais prático classificar um jogo de 0-10 se você citar uma nota pra cada quesito, por exemplo : 10 para jogabilidade, 9 para gráficos e sons, 8 para enredo e etc. e então no final você soma as notas e realmente faz uma média, dividindo pela quantidade de notas distribuídas aos quesitos.
     Como podem ter notado, não é todo mundo que pode escrever uma análise, pois existem "regras" que devem ser seguidas para se fazer isto bem. Espero que tenham agora outros olhos ao criticar um jogo.
Antes de chamá-lo de lixo numa análise, lembresse que a sua opinião não é a mesma de todos.

Um comentário :